Para uma boa condição de operação do data center deve haver controle preciso da temperatura e umidade do ambiente e assim garantir a eficiência da operação de hardwares e servidores em espaços de missão crítica. Se o ambiente estiver com o ar muito seco, a eletricidade estática pode se acumular e danificar os equipamentos. Se estiver muito úmido, o vapor de água pode condensar e causar curto-circuito. Se a sala estiver muito quente, os servidores e outros hardwares de dados podem superaquecer. A MGE air possui em seu mix de soluções para ambientes de missão crítica equipamentos com o que tem de melhor inovação tecnológica disponível em resfriamento de ambientes de missão crítica para fornecer aos seus usuários confiabilidade e eficiência energética 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano garantindo a continuidade operacional.
Portanto, os condicionadores de ar de precisão devem ser ajustáveis com valores justos de fração de um grau para temperatura e à porcentagem exata de umidade com variação mínima. Cada componente de hardware tem suas próprias tolerâncias de temperatura e umidade. É por isso que as unidades de ar condicionado do data center devem ser tão precisas quanto são.
Sistemas HVAC disponíveis
Existem dois tipos principais de sistemas de ar condicionado de data center: ar condicionado de sala de computador (CRAC) e tratamento de ar de sala de computador (CRAH).
A diferença entre uma unidade CRAC (ar condicionado da sala de computadores) e uma unidade CRAH (tratamento de ar da sala de computadores) é que uma unidade CRAC usa refrigerante e um compressor, enquanto uma unidade CRAH usa água gelada e uma válvula de controle para fornecer resfriamento. Cada um tem seu lugar no controle do clima através do ar condicionado do data center.
Ambos realizam a mesma tarefa, mas os sistemas CRAH geralmente são mais eficientes em termos energéticos do que os sistemas CRAC porque não possuem o compressor.
Para ser mais eficiente, é necessário ter ambos os tipos de sistemas para lidar com o ar condicionado do data center.
A desvantagem da maioria das unidades CRAC é que elas geralmente têm apenas uma configuração “ligada” ou “desligada”. No entanto, a MGE air possui linha de Self-Contained, Split, WallMounted e a Rak in Line que são fornecidos com tecnologias e configurações variáveis, tais como; compressores de velocidade variável (Inverter), ventiladores de velocidade variável (EC Fan) e válvulas de expansão eletrônicas além de toda a automação embarcada para controle. Essa tecnologia permite maximizar a eficiência do controle ambiente da sala de servidores. A linha Self-Contained Precisão foi projetada para forçar o ar frio sob o piso e a superfície elevada. Normalmente, as grelhas de piso são posicionadas perto das entradas do servidor, de modo que as entradas de ar dos dispositivos puxam o ar frio diretamente para dentro do servidor.
Como uma unidade complementar, a linha FanCoil Precisão foi projetada para aumentar a eficiência de unidades CRAC como a Self-Contained. Ele usa água gelada de resfriamento sem que você precise instalar uma unidade de ar condicionado de data center CRAH de perímetro maior. Ele fornece controle sobre a temperatura e a umidade e ajuda a eliminar pontos quentes em corredores longos do servidor. Isso significa condições consistentes em todo o data center e vida útil mais longa para seus servidores de data center e outros componentes.
Se você tem espaço limitado sob o piso do data center, então as unidades de ar condicionado do data center montadas no teto ou parede são a melhor opção.
Os equipamentos instalados no teto (Split) possuem capacidades de 1 a 10TRs (Slim). Apesar de seu tamanho, essas unidades estão entre as mais silenciosas disponíveis devido à sua configuração. Eles também ajudam a reduzir as descargas estáticas através de suas seções de filtro seladas.
Se você está realmente com espaço limitado, então esta é a melhor opção com uma unidade de teto. Essas unidades são pequenas e podem ser montadas na parede ou no teto, mas caberão em espaços menores. Dentro dos limites de suas especificações, eles fornecerão o mesmo tipo de desempenho confiável que você obteria em equipamentos de maior porte.
Essas unidades são fornecidas com um condensador interno ou externo. Com base no tamanho da sua sala de servidores, você pode escolher a opção que melhor se adapte às suas necessidades em relação às suas unidades de ar condicionado do data center.
Antes de selecionar a unidade ou unidades que você precisa para manter seu data center na condição ideal, certifique-se de fazer sua pesquisa sobre essas unidades. Seu equipamento de data center provavelmente virá com especificações sobre controle climático para sua operação ideal.